2ª EDIÇÃO DOS CURSOS DE MESTRADO EM METODOLOGIA DE ENSINO PRIMÁRIO ARRANCA AINDA ESTE ANO

18-01-2023

No âmbito da implementação do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD), a Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, UTG, assinou nesta quarta-feira (18), um acordo de cooperação com os Institutos Superiores de Ciências da Educação, ISCED, de Benguela e Huíla para o arranque da 2ª Edição dos Cursos de Mestrado em Metodologia de Ensino Primário nas respectivas instituições de ensino.

 

Estiveram presentes o Director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Dr. Edson Barreto, a Presidente do Conselho de Administração do ISCED Benguela, Professora Dra. Maria da Conceição Mendes e o Presidente do Conselho de Administração do ISCED Huíla, Professor Dr. Hélder Pedro Bahu.

 

De realçar que se trata de um Curso que, na sua 1ª Edição culminou com a outorga de diploma de 64 mestres, visa reforçar a oferta formativa de Cursos de Mestrado em Metodologias específicas de Ensino em Língua Portuguesa, Matemática e das Ciências Sociais e da Natureza no Ensino Primário contribuindo para que, de acordo com as necessidades quantitativas e qualitativas do sistema educativo, as funções de docente na Educação Pré-escolar, no Ensino Primário sejam atendidas, em cada província, por professores cada vez mais bem qualificados e à altura dos tempos e dos desafios do país.

 

O ingresso no referido curso de Mestrado teve como requisitos obrigatórios que os candidatos para além de serem funcionários públicos (Docentes e Professores) do Ensino Superior e da Educação devem também possuir o grau académico de Licenciado, concluído com média igual ou superior a 14 valores, num dos seguintes domínios: Educação de Infância, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Ciências da Educação, Pedagogia, Psicologia, Música ou outro considerado relevante para o efeito, pela Comissão Científica do Curso.