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UTG-PNFQ VISITA INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (ISCED) DE BENGUELA, NO ÂMBITO DA IMPLEMENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO DO MESTRADO EM METODOLOGIA DE ENSINO DO PNFGPD

UTG-PNFQ VISITA INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (ISCED) DE BENGUELA, NO ÂMBITO DA IMPLEMENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO DO MESTRADO EM METODOLOGIA DE ENSINO DO PNFGPD

Uma delegação da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação do Gabinete de Quadros da Casa Civil do Presidente da República visitou, nos dias 18 e 19 de Maio do corrente ano, o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela com o objectivo de constatar o funcionamento do Curso de Mestrado em Metodologia Específica de Ensino para o Ensino Primário, uma 2ª edição, que decorre em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD). De sublinhar que o PNFGPD, no âmbito do qual estão a ser implementados os Mestrados em Metodologias Específicas de Ensino, nos ISCED de Cabinda, Huíla e Benguela, como acima referido, foi aprovado pelo Decreto Presidencial nº. 205/18, de 8 de Setembro – um instrumento estratégico de política pública que visa assegurar que, de acordo com as necessidades quantitativas do sistema educativo, as funções docentes na Educação Pré-escolar, no Ensino Primário e em cada disciplina do I e II Ciclos do Ensino Secundário Geral e Técnico profissional sejam exercidas, em cada província, por professores devidamente qualificados e com bom desempenho para garantir o direito de todos os cidadãos à uma educação de qualidade. A referida delegação de trabalho foi recebida pela Presidente do ISCED Benguela, Profª. Maria da Conceição, que, na ocasião, aproveitou para apresentar o bom avanço do processo da reedição do mestrado supracitado. Para este ano lectivo foram selecionados, no caso do ISCED de Benguela, 30 professores, nos termos do regulamento de ingresso, nomeadamente considerando os anos de experiência dos candidatos e a média obtida nos respectivos cursos de licenciatura, e os trabalhos de supervisão desenvolvidos indicam resultados positivos face ao investimento que está a ser empreendido do domínio da formação e gestão do Pessoal Docente.