Aberto 1º curso de mestrado em metodologias de língua portuguesa em Cabinda

09-02-2023

Na ocasião, Dalva Allen sublinhou que a concretização desta formação surge no quadro da colaboração com a Universidade de Aveiro de Portugal e visa formar formadores ao nível de mestrados, sob a égide da cooperação com Portugal com base no Memorando de Entendimento, celebrado entre Angola e Portugal.

Dalva Allen defendeu a criação e disponibilização deste tipo de oferta para a contínua implementação do programa nacional de formação e gestão de pessoal docente, enquanto instrumento de política e de educação do ensino superior.

Para tal, sublinhou que esse objecto deve assegurar as funções docentes na educação pré-escolar, no ensino primário e secundário, para que seja desempenhado por professores qualificados e à altura dos desafios do presente e do futuro, em prol da contínua melhoria da qualidade do sistema de ensino.

Os ministérios da Educação e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, frisou a ministra, devem desenvolver, mediante acordos e convénios e instrumentos jurídicos, a busca incessante de instrumentos e instituições reconhecidas de notoriedade internacional para a concepção e realização dos objetivos preconizados pelo Executivo, consubstanciados na formação e qualificação do capital humano, no quadro das relações e cooperação científica.

Indicou ainda que a expansão dos cursos de mestrado de metodologias de ensino abrangeu a Faculdade de Ciências e Serviços Sociais da Universidade de Luanda, com a abertura do Curso de Intervenção Educativa e, num futuro breve, a oferta de cursos de pós-graduação em metodologias específicas para atender outras áreas de ensino, como Biologia, Química, Física, Matemática, com o financiamento e comprometimento da cooperação portuguesa em Angola.

A ministra destacou os resultados alcançados com a cooperação com Portugal no domínio da formação de gestão de docentes, por permitir, na primeira intervenção, a formação de 64 mestres distribuídos por três especialidades, designadamente metodologias específicas de ensino de educação pré-escolar, para o ensino primário em língua portuguesa, e o ensino secundário nos magistérios da Huíla, Benguela e Luanda.