MED LANÇA PROJECTO DE CRIAÇÃO DE ESCOLAS DE REFERÊNCIA

18-03-2021

O referido projecto enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Formação de Pessoal Docente e de Reforço do Sistema Nacional de Formação Profissional, inscritos no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

Numa primeira fase, a iniciativa vai abranger 57 escolas das 18 províncias do país, sendo 51 do ensino primário e secundário e seis centros do sistema nacional de formação profissional.

Segundo a ministra Luísa Grilo, as 57 instituições (cinco das quais em Malanje) foram seleccionadas com base nas condições infra-estruturais, laboratórios, perfil do pessoal docente, competência dos gestores, entre outros indicadoresn e serão acompanhadas durante cinco anos, findos os quais será feita a avaliação das experiências de sucesso.

As escolas deverão observar os pressupostos da melhoria das competências profissionais do pessoal docente, melhoria das condições materiais e orçamentais, servindo, posteriormente, de referência para outras instituições de ensino, a serem apadrinhadas igualmente por um período de cinco anos, com vista a replicar a experiência.

A governante destacou o contributo do projecto na garantia de formação de quadros altamente qualificados, por meio do aperfeiçoamento permanente dos processos de gestão escolar, em articulação com as comunidades em que estão inseridas e com a participação activa dos encarregados de educação e dos próprios estudantes.

Por sua vez, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, reiterou a relevância o projecto de criação de escolas de referência na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no país.

O acto de lançamento do projecto em causa foi testemunhado por membros do governo, directores municipais da educação e gestores escolares.

A par do lançamento do projecto, a ministra da Educação, que iniciou quarta-feira (17), uma jornada de trabalho de três dias à província, visitou ainda instituições de ensino locais.

Sexta-feira, último dia trabalho, a ministra vai radiografar o sector nos municípios de Cambundi-Catembo e Mucari e auscultar os directores municipais da educação e gestores escolares.