RIGOR E MÉRITO MARCAM O PROCESSO DE SELECÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE MESTRADO EM METODOLOGIA DE ENSINO PRIMÁRIO | 2.ª Edição

14-11-2022

No âmbito da implementação do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD), arrancou no dia 14 de Novembro o processo de selecção de candidatos para a 2ª edição dos cursos de Mestrado em Metodologias Específicas de Ensino de Educação de Infância, Ensino Primário e Ensino de Língua Portuguesa no I Ciclo do Ensino Secundário, que na sua 1ª Edição culminou com a outorga de diploma de 64 mestres.

 

Na primeira fase do processo de arranque da 2ª Edição dos referidos cursos, verificou-se que para um total de 30 vagas candidataram-se 179 docentes e professores que se distribuíram pelas três áreas de especialização, sendo: 31 para a Metodologia do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Primário; 53 para a Metodologia do Ensino da Matemática no Ensino Primário; e 95 para a Metodologia das Ciências Sociais e da Natureza no Ensino Primário. Foram selecionados 10 candidatos de cada uma das três áreas de especialização, onde apenas três são candidatos do género feminino.

 

Uma vez que está em curso o processo de selecção de candidatos inscritos, técnicos da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros (UTG/PNFQ) têm efectuado missões de trabalho para o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, Benguela e Cabinda com o objectivo de monitorizar os procedimentos de selecção e garantir que os candidatos seleccionados  tenham os requisitos constantes nos regulamentos de criação dos Cursos de Mestrado.

 

 

O ingresso no referido curso de Mestrado teve como requisitos obrigatórios que os candidatos para além de serem funcionários públicos (Docentes e Professores) do Ensino Superior e da Educação devem também possuir o grau académico de Licenciado, concluído com média igual ou superior a 14 valores, num dos seguintes domínios: Educação de Infância, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Ciências da Educação, Pedagogia, Psicologia, Música ou outro considerado relevante para o efeito, pela Comissão Científica do Curso.